fbpx

PELA PRIMEIRA VEZ BURACO NEGRO É OBSERVADO EM SISTEMA TRIPLO DE ESTRELAS

FAÇA AGORA A SUA CIDADANIA PORTUGUESA E ITALIANA COM A MASTER CIDADANIA, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY!!! E SE VOCÊ FALAR QUE VEIO DO SPACE TODAY GANHA R$500,00 DE DESCONTO!!! https://mastercidadania.com.br/ O sistema V404 Cygni, situado na Via Láctea…

FAÇA AGORA A SUA CIDADANIA PORTUGUESA E ITALIANA COM A MASTER CIDADANIA, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY!!! E SE VOCÊ FALAR QUE VEIO DO SPACE TODAY GANHA R$500,00 DE DESCONTO!!!

https://mastercidadania.com.br/

O sistema V404 Cygni, situado na Via Láctea a cerca de 8.000 anos-luz da Terra, foi identificado como o primeiro sistema triplo de buracos negros. Esse sistema é composto por um buraco negro que consome uma estrela companheira em um ciclo orbital de 6,5 dias, enquanto uma terceira estrela orbita a uma grande distância, completando sua órbita em aproximadamente 70.000 anos. A descoberta, realizada por Kevin Burdge e sua equipe do MIT, ocorreu acidentalmente e revela uma formação incomum de buraco negro, onde uma terceira estrela permanece gravitacionalmente ligada, algo raro nesse tipo de sistema.

Normalmente, buracos negros se formam a partir de explosões de supernovas, que fornecem um “chute natal” que poderia lançar estrelas orbitais para longe do sistema. Contudo, o V404 Cygni aparenta ter se formado sem essa força violenta, sugerindo um processo de colapso direto, no qual o buraco negro nasce de forma mais suave, sem ejetar estrelas próximas. Essa descoberta levanta questões sobre a possibilidade de outros sistemas triplos de buracos negros formados de maneira semelhante, desafiando a teoria tradicional de formação violenta desses corpos.

A pesquisa sugere que buracos negros podem ter diferentes processos de formação, alguns menos violentos, o que poderia preservar sistemas triplos. A descoberta traz novas perspectivas sobre a evolução de buracos negros e a distribuição de estrelas em torno deles, sugerindo que pode haver mais sistemas triplos por aí, formados sem as explosões típicas.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo