A sonda espacial Cassini da NASA criou a imagem que pode ser vista aqui de uma bolha envolvendo o sistema solar, com base na emissão de partículas conhecidas como átomos energéticos neutrais. Essas partículas são emitidas da heliosfera, região de influência do Sol, gerada pela interação entre o vento solar e o meio interestelar. O vento solar é um fluxo contínuo de partículas emitidas pelo Sol. O meio interestelar é a matéria localizada entre as estrelas no nosso canto local da Via Láctea. Os dados para a construção deste mapa foram capturados pela Ion and Neutral Camera que faz parte do Instrumento de Imageamento Magnetosférico da Cassini, entre 2003 e 2009.
Essa imagem mostra partículas de alta energiana escala de 6 kilo-eletro-volt, as cores vermelhas indicam as regiões mais quentes de mais alta pressão e a cor roxa as regiões mais frias de mais baixa pressão. O mapa foi gerado com base nas coordenadas galácticas, com o mapa centrado no Sol e as linhas representando os planos da galáxia.
O termo “nose” indica a direção do fluxo de plasma interestelar, ou matéria quente ionizada. O termo “tail” indica a vista além de nós. V1 e V2 indicam a localização das sondas Voyager 1 e 2 da NASA. “ISMF” indica a direção do campo magnético interestelar, o qual envolve o nosso sistema solar e é pressionada contra a heliosfera. Algumas regiões em cinza indicam cobertura incompleta devido a influência do Sol e Saturno.
(Fonte: http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/pia12374.html)
Comente!