fbpx

Parece Uma Pintura Mas É a Região de Juventae Chasma Em Marte

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO, para os íntimos, apresentou mais imagens espetaculares de Marte. Usando a sua câmera de alta resolução, conhecida como High Resolution Imaging Experiment, ou HiRISE para os íntimos também, o orbitador fez uma imagem espetacular de uma região de Marte conhecida como Juventae Chasma. Essa região está localizada na parte sudoeste do Valles Marineris, o gigantesco sistema de cânions que corta o equador marciano.

A imagem foi originalmente feita em julho de 2007 pela câmera HiRISE e mostrava 3 tipos diferentes de terreno. Na metade superior da imagem, é possível ver planícies com crateras e feições sinuosas. Essas feições são de muito interesse já que elas poderiam ser canais de fluxos invertidos, que são conhecidos e ocorrem quando uma área mais baixa se torna elevada.

Existem algumas razões de porque um canal pudesse se destacar do terreno ao redor, todas elas estão ligadas a erosão. Por exemplo, esses canais podem ser formados de rochas maiores do que o terreno ao redor, que se tornaram cimentadas pela precipitação de minerais, ou que foram preenchidos com lava em algum ponto.

Todos esses materiais são mais resistentes à erosão, o que significa que eles permaneceriam elevados depois do vento ou da água carregar todo o material mais fino ao redor deles. Outras feições incluem planícies com camadas expostas e camadas na parede da Juventae Chasma. Aqui também é possível ver evidências da erosão que expôs esses pedaços de camadas claras e escuras medindo aproximadamente 1 km de diâmetro.

Isso é mais claro de ser observado em outra imagem feita pela HiRISE no terreno adjacente, mostrada abaixo, onde esses pedaços cobrem cerca de dois terços da metade esquerda da imagem. Aqui, nós podemos ver uma série de anéis concêntricos que expõem camadas cada vez mais profundas de material, o menor círculo é o que expõe a camada mais profunda.

Embora terrenos repletos de camadas sejam comuns em cânions marcianos, não é atualmente conhecido que processo está atrás da sua formação. Contudo, acredita-se que as camadas nas planícies são provavelmente feitas do mesmo material encontrado nas camadas dos cânions. Aprender mais sobre essas feições e como elas se formaram irá revelar inevitavelmente mais sobre a história geológica de Marte.

Fonte:

Another Incredible Picture of Mars, This Time From a Region Just Outside Valles Marineris

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .