Paradise Bay na Antártica

Em belo dia no meio do verão na fronteira da Antártica, uma montanha congelada se apresenta refletida nas águas calmas, mas congeladas da Paradise Bay. Esse adorável local está na costa oeste da Península Antártica que chega ao norte em direção à América do Sul. Esse local abriga duas estações de pesquisa da Antártica: a estação Argentina Base Antártica Almirante Brown (próximo de onde essa foto foi feita) e a estação chilena, Base Antártica Gonzalez Videla. Ambas estão atualmente ocupadas, visto que os pesquisadores aproveitam o verão antártico para desenvolverem grande parte das pesquisas. Algumas das primeiras pesquisas científicas sobre o continente congelada da Antártica foram realizadas na Paradise Bay no início dos anos de 1920. Thomas Bagshawe e M.C. Lester, membros da expedição britânica que tinha a intenção de fazer vôos ao Polo Sul da Terra, foram frustrados em suas tentativas mas decidiram passar todo o inverno em Waterboat Point. Bagshawe subsequentemente realizou o primeiro estudo sobre a reprodução dos pingüins estudando a espécie Pinguin Gentoo (Pygoscelis papua) nesse local. As pesquisas mais recentes na região incluem a observação do desenvolvimento do buraco na camada de ozônio por meio do rastreamento da radiação solar ultravioleta na Paradise Bay. Essa foto foi feita no dia 14 de Janeiro de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/02/paradise-bay-antarctica.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.