ÚLTIMAS HORAS PARA SE MATRICULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO DO SPACE TODAY EM GEOLOGIA PLANETÁRIA, É ATÉ HOJE, 19 DE ABRIL DE 2024, 23:59, CORRE , MATRICULE-SE AGORA:
Na busca pela descoberta de vida fora do nosso planeta, a tradicional cor verde, comumente associada à vida terrestre, pode não ser o sinal mais confiável. Um planeta semelhante à Terra orbitando outra estrela pode parecer muito diferente, potencialmente coberto por bactérias que usam radiação infravermelha invisível para alimentar a fotossíntese .
Muitas dessas bactérias na Terra contêm pigmentos roxos, e os mundos roxos nos quais são dominantes produziriam uma “impressão digital de luz” distinta, detectável pela próxima geração de telescópios terrestres e espaciais, relatam cientistas da Universidade Cornell em uma nova pesquisa.
“As bactérias roxas podem prosperar sob uma ampla gama de condições, tornando-as um dos principais competidores pela vida que poderia dominar uma variedade de mundos”, disse Lígia Fonseca Coelho, pós-doutoranda associada no Instituto Carl Sagan (CSI) e primeira autora do livro. “Roxo é o novo verde: biopigmentos e espectros de mundos roxos semelhantes à Terra.”
“Precisamos criar um banco de dados de sinais de vida para garantir que nossos telescópios não percam vida caso ela não se pareça exatamente com o que encontramos ao nosso redor todos os dias”, acrescentou a coautora Lisa Kaltenegger, diretora do CSI e professora associada. da astronomia.
FONTE:
https://news.cornell.edu/stories/2024/04/search-alien-life-purple-may-be-new-green
#LIFE #UNIVERSE #PLANETS