fbpx
29 de fevereiro de 2024

Imagem da HiRISE Mostra Padrão Poligonal Intrigante no Solo da Região de Aureum Chaos em Marte


Essa imagem cobre uma planície em Marte perto da região conhecida como Aureum Chaos. A textura dessa região que parece um quebra-cabeça foi pela primeira vista numa imagem de contexto da sonda MRO, levando assim os pesquisadores a sugerirem essa região como alvo para ser imageado pela câmera HiRISE.

Na imagem pode-se ver uma grande riqueza de detalhes, mas a origem da textura dessa superfície ainda é um mistério. A imagem colorida abaixo ajuda a correlacionar as unidades de rocha, mas a origem ainda permanece misteriosa.

Uma história geológica hipotética que pode explicar essa cena é a seguinte: as camadas de sedimentos foram depositadas pela água ou pela precipitação do ar, incluindo piroclástos vulcânicos. O padrão poligonal do solo foi criado pela pressão nos sedimentos, e a água em subsuperfície fluiu pelas fraturas e depositou minerais que cimentaram os sedimentos. Depois de talvez bilhões de anos de erosão, causada pelo vento as fraturas cimentadas foram deixadas se destacando e surgindo como se fossem cadeias na região.

Claro que essa história está incompleta e pode até estar errada, mas é uma tentativa de se explicar mas essa complexa região em Marte.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_024886_1765


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo