A atividade solar continua alta enquanto a mancha solar AR1890 continua a produzir flares solares da Classe-X. A última, a qual foi registrada como uma flare X1 na Escala Richter de Flares solares, ocorreu no dia 10 de Novembro de 2013 às 05:15 UT. A sonda Solar Dynamics Observatory da NASA registrou um flash brilhante de radiação extrema ultravioleta desde o local onde ocorreu a explosão.
A flare também produziu uma forte explosão de aproximadamente 300 MHz nas ondas de rádio que foi registrada pelo Rádio Telescópio Mautitius, localizado nas Ilhas Maurício no Oceano Índico.
Essa é a terceira flare de Classe-X da AR1890 desde 5 de Novembro de 2013, e todas as três tiveram algo em comum: foram breves. A AR1890 tende a produzir flares impulsivas, com o pico de energia durando um minuto ou menos. Breves flares normalmente não produzem Ejeções de Massa Coronal, as CMEs, mas essa foi uma exceção. No vídeo feito da flare é possível ver uma pluma de material deixando o Sol pouco depois do flash. Uma apagada CME associada com essa pluma provavelmente navegará ao sul do nosso planeta sem atingi-lo entre 12 e 13 de Novembro de 2013.
Fonte: