OSIRIS-REx Faz As Imagens Mais Nítidas do Bennu Até Agora

A sonda OSIRIS-REx (Origins, Spectra Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer), da NASA obteve novas imagens do asteroide Bennu que tem cerca de 492 metros de diâmetro, e que orbita o Sol a uma distância relativamente próxima da Terra.

Após 2 anos de jornada, a OSIRIS-REx, chegou no Bennu, que é oficialmente conhecido como 1999 RQ36, no dia 3 de Dezembro de 2018.

Às 5:43, do dia 31 de Dezembro de 2018, hora de Brasília, a sonda entrou numa órbita a apenas 1.75 km de distância do Bennu.

Essa distância é necessária para manter a sonda presa gravitacionalmente ao asteroide.

Um dos principais objetivos dessa fase orbital da missão é saber como lidar com a massa e com a gravidade do Bennu, características que terão uma grande influência no planejamento do resto da missão.

“Durante essa fase, a câmera NavCam 1 da OSIRIS-REx está fazendo imagens regulares da superfície do Bennu, mesmo que o seu conjunto de câmeras científicas, a OCAMS não esteja coletando dados”, disseram os membros da equipe da OSIRIS-REx.

“Nós usamos essas imagens OpNav para monitorar a órbita da sonda ao redor do asteroide”.

Essas duas novas imagens do Bennu, que foram obtidas com um tempo de exposição de cerca de 1.4 milissegundos, foram capturadas no dia 17 de Janeiro de 2019.

As imagens mostram o hemisfério sul do asteroide.

O maior pedaço de rocha, visível completamente no meio à direita, da primeira imagem e parcialmente na porção inferior da segunda imagem, tem cerca de 50 metros de diâmetro.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/osiris-rex-sharper-images-asteroid-bennu-06858.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.