Esta bela imagem do New Technology Telescope (NTT) foi tirada logo após o pôr do Sol no Observatório de La Silla do ESO, situado em Norte Chico, na periferia do deserto chileno do Atacama. A Lua iniciou já a sua travessia do céu noturno e brilha intensamente por cima do nós. O Sol desaparece por baixo do horizonte à esquerda da imagem, pintando as nuvens de um alaranjado forte.
O brilho quente dos últimos raios de Sol é refletido pela superfície das paredes da cúpula do NTT. A finalidade desta cúpula metálica é impedir que o edifício protetor do telescópio aqueça muito durante o dia, o que afetaria as observações, já que ar quente em movimento e turbulência são fenômenos que distorcem as imagem e pioram o seeing astronômico.
Não é apenas o edifício protetor do telescópio que foi concebido para reduzir a acumulação de calor durante o dia; as plataformas de concreto e o estacionamento em torno do local estão todos pintados de branco para aumentar a quantidade de radiação refletida pelas suas superfícies.
Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1538a/