fbpx

Os Tentáculos da Galáxia JW100

Mais uma imagem espetacular do Telescópio Espacial Hubble, dessa vez destacando a galáxia JW100 que aparece em destaque na imagem e mostra fluxos de gás que formam estrelas, pingando do disco da galáxia, como se fosse manchas causadas por tinta fresca logo depois de pintar uma parede. Esses tentáculos de gás brilhante são formados por um processo conhecido como RAM PRESSURE STRIPPING, e a sua aparência que lembra tentáculos levou os astrônomos a classificarem a JW100 como uma galáxia água-viva. Essa galáxia está localizada a aproximadamente 800 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Pegasus.

O processo RAM PRESSURE STRIPPING ocorre quando galáxias encontram o gás difuso que permeia os aglomerados de galáxias. À medida que as galáxias passam por esse gás tênue ele age como um vento soprando ao contrário e arrancando gás e poeira da galáxia, criando assim os tentáculos que são observados na JW100. As manchas que você vê na imagem, manchas elípticas são na verdade outras galáxias que estão presentes no mesmo aglomerado de galáxias que hospeda a JW100.

Além dos tentáculos brilhantes da JW100, essa imagem também contém uma área em destaque brilhante de luz difusa na direção do topo da imagem, que contém dois pontos brilhantes no centro. Isso aí é o centro de uma galáxia, na verdade, da galáxia IC 5338 a galáxia mais brilhante desse aglomerado de galáxias, e essa galáxia é conhecida como sendo uma galáxia cD. Não é algo incomum para galáxias cD exibirem múltiplos núcleos, já que elas devem evoluir e crescer a partir da fusão de galáxias menores, e os núcleos dessas galáxias que se fundem demoram muito tempo para serem absorvidos pela galáxia final. Os pontos brilhantes de luz que aparecem na periferia dessa galáxia correspondem a uma rica população de aglomerados globulares.

Essa imagem foi feita com a Wide Field Camera 3 do Hubble e faz parte de uma sequência de observações que foram desenhadas para explorar a formação de estrelas nos tentáculos das galáxias água-viva. Esses tentáculos representam a formação de estrelas que ocorre em condições extremas, e podem ajudar os astrônomos a entender o processo de formação de estrela em qualquer lugar do universo.

Para entender melhor sobre as galáxias do tipo água viva e sobre o efeito RAM PRESSURE STRIPPING vou deixar dois artigos aí para vocês.

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2312a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo