fbpx

Os Restos Mortais de Uma Estrela Vistos Com Detalhes Inéditos Pelo NuSTAR

717529main_pia16606-43_946-710

observatory_15010585 - CopyEssa nova visão da histórica remanescente supernova Cassiopeia A, localizada a 11000 anos-luz de distância foi feita pelo Nuclear Spectroscopic Telescope Array, ou NuSTAR da NASA. A cor azul indica a luz raio-X de mais alta energia, onde o NuSTAR fez a primeira imagem de alta resolução dessa fonte. As cores vermelho e verde mostram a parte mais inferior do intervalo de energia registrado pelo NuSTAR, que é sobreposta com uma imagem de alta resolução feita pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA.

A luz da explosão estelar que criou a Cassiopeia A deve ter atingido a Terra a aproximadamente 300 anos atrás, depois de viajar 11000 anos até aqui. Enquanto a estrela já está morta a muito tempo, seus restos ainda estão repletos de ação e continuam a fascinar os astrônomos. O anel externo azul representa o local onde a onda de choque da supernova atingiu o material ao redor, acelerando partículas a velocidades próximas à velocidade da luz. As observações feitas pelo NuSTAR devem ajudar a resolver o enigma de como essas partículas são aceleradas a essas altas energias.

A luz de raio-X com energias entre 10 e 20 Kiloeletron volt é mostrada em azul, os raios-X de 8 a 10 kiloeletron volt são mostrados em verde, e os raios-X de 4.5 a 5.5 kiloeletron volts são mostrados em vermelho.

O segundo plano repleto de estrelas na imagem acima é na verdade uma imagem feita pelo projeto Digitized Sky Survey.

Uma imagem sem esse fundo estelar é mostrada abaixo.

717553main_B-CasA_NuSTAR-pia16606

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/nustar/multimedia/pia16606.html

alma_modificado_rodape10585 - Copy

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo