fbpx

Os Pequenos Satélites Cubos São Lançados da ISS


A imagem acima mostra alguns pequenos satélites flutuando no espaço, perto da Estação Espacial Internacional e foram fotografados por um membro da tripulação da Expedição 33 a bordo da ISS.Esses pequenos satélites foram lançados desde o laboratório Kibo usando um instrumento chamado de Small Satellite Orbital Deployer que fica anexado ao braço robótico do módulo japonês. O lançamento ocorreu no dia 4 de Outubro de 2012. O Engenheiro de Voo da Expedição 33 e astronauta da Japan Aerospace Exploration Agency, Aki Hoshide, preparou o lançamento dos satélites dentro do laboratório e então colocou todo o sistema pronto no módulo Kibo. O braço robótico japonês pegou todo o sistema de lançamento e preparou para distribuir os satélites. Na foto acima pode-se ver uma porção dos painéis solares da estação e uma parte azul e branca da Terra que funcionam como um perfeito pano de fundo para toda essa cena.

Embora, trabalhar na ISS, não deve ser com certeza lá muito agradável, uma coisa que podemos ter certeza é que experimentos como esse devem trazer um divertimento completo para quem está envolvido. Se aqui na Terra, qualquer um acha interessante soltar um balão, um foguete, um rojão, imagina lançar satélites do espaço e ficar acompanhando esses pequenos artefatos flutuando perto do seu local de trabalho, deve ser algo maravilhoso. Parabéns a toda a equipe da ISS, ciência em alto nível, e também com um alto nível de diversão.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2012/02/space-photo-of-the-day/?pid=5045

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .