O Sistema Solar é um lugar realmente fantástico, ele contém dezenas de objetos que são grandes o suficiente para que a sua própria gravidade os mantenha com uma forma arredondada, e mesmo assim não considerados planetas. Entre esses objetos estão as grandes luas de planetas, um asteroide, e muitos mundos do Cinturão de Kuiper. Aqueles que já foram visitados por alguma sonda são mostrados nessa imagem espetacular montada pela grande Emily Lakdawalla da Planetary Society. Alguns itens nessa lista não são tão redondos, ilustrando a transição para objetos menores.
Japeto e Tritão, talvez representem os melhores análogos para aquilo que podemos ver na superfície de Plutão. Mesmo assim Plutão tem uma coloração única, e nas últimas imagens vem se mostrando com características superficiais extremamente espetaculares. Caronte, também, é único, com um polo escuro, mas existem similaridades com mundos de tamanho similar, como Ariel e Dione.
Esses objetos não são planetas. Porém, não importa como chamamos esses mundos incríveis, o que importa mesmo é o que podemos encontrar nesses objetos. A estranha hidrogeologia de Titã, os gêiseres de Encélado, os oceanos na subsuperfície de Europa e Ganimedes, as superfícies dinâmicas de Tritão e Plutão. E, além desses mundos, mostrados aqui, existem centenas de objetos no Cinturão de Kuiper que poderiam ser incluídos nessa imagem, mas que nenhuma sonda os visitou ainda. Esses são mundos, que devem ser explorados, mas que são desconhecidos do grande público.
Fica aqui um pedido para todos vocês, mostre para seus amigos e famílias esses mundos interessantes, e como seria interessante explorá-los. Ajudem as pessoas a aprenderem os nomes, e as ajude a entender o quão fascinante eles são e o quão misterioso eles são.
Para completar essa imagem gostaria de incluir Hydra e Nyx, as pequenas luas de Plutão que foram imageadas pela primeira vez pela sonda New Horizons.
Fonte: