Os Objetos Mais Massivos do Universo – Space Today TV Ep.1248

Visite a loja do canal, a Space Today Store:

Muita gente pergunta, ou quer saber, quais são as maiores e mais massivas coisas que podemos encontrar no universo.

O universo é muito vasto, formado por diversos tipos de objetos.

E óbvio que seria injusto, por exemplo comparar um planeta, com uma estrela, essa com uma galáxia, e assim por diante.

Então aqui vamos dividir em alguns tipos de objetos.

Para começar, vamos falar da maior estrutura já encontrada pelos astrônomos no universo.

Ela se chama, A Grande Parede Hercules-Corona Borealis, essa estrutura na verdade é um filamento de gás, poeira e matéria escura, gigantesco, que se estende por cerca de 10 bilhões de anos-luz de comprimento e pode ser considerado o maior objeto já encontrado no universo.

Vamos falar de planetas. A Terra nem de perto pode ser considerada o maior planeta, nem do Sistema Solar, onde é facilmente passada por Netuno, Urano, Saturno e o maior de todos Júpiter.

Mas até Júpiter pode ser considerado pequeno, ou talvez não tanto massivo, se comparado ao HR 2562, esse exoplaneta leva o título de exoplaneta mais massivo já descoberto com uma massa equivalente a 30 vezes a massa de Júpiter.

Na verdade com essa massa, os astrônomos nem sabem se ele é um planeta ou se já pode ser classificado como uma anã marrom.

Em outro patamar estão as estrelas, eu já fiz um vídeo mostrando as maiores estrelas, mas hoje vou falar da mais massiva.

A estrela mais massiva conhecida no universo é a R136a1 ela é entre 265 e 315 vezes mais massiva que o Sol fica localizada a 130 mil anos-luz de distância da Terra, na Grande Nuvem de Magalhães.

O seu campo magnético é tão poderoso que ela perde por ano o equivalente a 16 massas terrestres de material.

Na sequência temos as galáxias, nós vivemos numa galáxia de tamanho mediano, digamos assim, que nem chega perto da maior galáxia já observada. Essa galáxia fica no centro do aglomerado de galáxias Phoenix, e tem 2.2 milhões de anos-luz de diâmetro, e contém cerca de 3 trilhões de estrelas.

No seu centro está também o maior buraco negro supermassivo já registrado, um monstro que tem 20 bilhões de vezes a massa do Sol.

O próprio aglomerado de galáxias Phoenix é um objeto gigantesco, ele tem cerca de 1000 galáxias, que em massa somam cerca de 2 quadrilhões de vezes a massa do Sol.

Mas ele não chega nem perto da mais massiva aglomeração de galáxias já registrada, e esse foi um recorde quebrado recentemente em Abril de 2018, o protoaglomerado de galáxias conhecido como SPT 2349, formado por mais de 50 galáxias individuais, e que tem um massa de cerca de 12 a 15 quadrilhões de vezes a massa do Sol.

Esse protoaglomerado tirou o título do El Gordo, o mais massivo aglomerado de gala’xias até então com o equivalente a 3 quadrilhões de vezes a massa do Sol.

Seja meu Patrão:

=====================================================

Seja um apoiador do Space Today:

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!