fbpx
13 de setembro de 2024

Os Motores RS-25 da Missão Artemis II Chegaram no Centro Michoud Para Serem Instalados No Core Stage do SLS

A missão Artemis I ainda nem foi lançada, mas os motores da missão Artemis II já estão chegando no centro da NASA para serem instalados no booster principal do foguete da missão.

As equipes entregaram os quatro motores RS-25 no Michoud Assembly Facility da NASA em Nova Orleans, que ajudarão a alimentar o Artemis II, a primeira missão tripulada das missões Artemis da NASA e o segundo voo do foguete Space Launch System (SLS), .

Em dezembro, os motores serão instalados no estágio principal do Artemis II, que está em fase final de montagem em Michoud, onde foi fabricado. Caminhões transportaram os motores em contêineres especiais desde o Centro Espacial Stennis da NASA, perto de Bay St. Louis, Mississippi, onde foram atualizados com novos controladores.

Juntos, os quatro motores RS-25 produzirão mais de 2 milhões de libras de empuxo durante a subida para ajudar a enviar os astronautas Artemis II além da órbita da Terra para a órbita lunar. Od técnicos da NASA e da Aerojet Rocketdyne, o principal contratante dos motores, irão armazenar os motores em Michoud e prepará-los para integração na seção de motores na parte inferior do booster principal. Eles usarão um motor  para praticar o intrincado processo de instalação de cada motor no booster antes de instalar os motores de voo.

O primeiro motor – Motor E2047 – do conjunto de voo voou em 15 missões de ônibus espaciais, incluindo a missão final do ônibus espacial STS-135. O segundo motor do conjunto – Motor E2059 – voou anteriormente em cinco missões de ônibus espacial. O terceiro e quarto motores – E2062 e E2063 – são novos motores que incluem alguns hardwares já utilizados.

Com as missões Artemis, a NASA pousará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na Lua e estabelecerá uma exploração de longo prazo em preparação para missões a Marte. O SLS e a espaçonave Orion da NASA, juntamente com o sistema comercial de pouso humano e o Gateway em órbita ao redor da Lua, são a espinha dorsal da NASA para a exploração do espaço profundo. O SLS é o único foguete que pode enviar Orion, astronautas e suprimentos para a Lua em uma única missão.

Fonte:

https://spaceref.com/science-and-exploration/artemis-ii-rocket-engines-arrive-at-nasas-michoud-assembly-facility/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo