fbpx

Os Laços da Nebulosa de Orion Sobre La Silla

Esta fotografia do Observatório de La Silla do ESO no Chile foi obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Yuri Beletsky e revela toda uma série de fenômenos astronômicos.

O plano central da nossa galáxia estende-se, ligeiramente encurvado, ao longo da imagem, salpicado de manchas brilhantes de gás e faixas escuras entrelaçadas de poeira. Apesar de ser difícil de distinguir inicialmente contra o intricado fundo cósmico, a constelação de Orion pode ser vista na parte superior esquerda da imagem. Várias nuvens cor de rosa, com origem no tênue brilho do gás de hidrogênio ionizado, parecem estender-se para além da faixa da Via Láctea, indicando a presença de estrelas jovens e quentes. Uma destas regiões é o Laço de Barnard, o qual rodeia a famosa Nebulosa de Orion e podemos aqui ver ao redor o cinturão de Orion.

telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, que se encontra por baixo deste céu noturno colorido, está atualmente envolvido em observações de acompanhamento das mais energética explosões que ocorrem no Universo — as explosões de raios gama. O telescópio é também utilizado para obter imagens do Universo próximo com o instrumento Wide Field Imager (WFI).

Fonte:

http://eso.org/public/brazil/images/potw1812a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .