Essa imagem de alta resolução da Cratera Juling em Ceres, revela em grande detalhe, as feições localizadas no anel e a no assoalho da cratera. A cratera tem cerca de 2.5 quilômetros de profundidade e a pequena montanha vista a esquerda do centro da cratera, tem cerca de 1 km de altura. As muitas feições indicam o fluxo de material sugerindo que a subsuperfície é rica em gelo. A estrutura geológica dessa região, também geralmente sugere que o gelo esteja envolvido.
A origem da pequena depressão vista na parte superior da montanha não é completamente entendida mas pode ter se formado como consequência de um deslizamento de terra, visível no flanco nordeste.
Juling recebeu esse nome em homenagem a Sakai/Orang Asli, o espírito que protege as plantações na Malásia.
A sonda Dawn fez essa imagem durante a parte estendida da sua missão, no dia 25 de Agosto de 2016, desde a sua órbita de mapeamento de baixa altitude, a uma distância de cerca de 385 km da superfície de Ceres. As coordenadas do centro da imagem são 36 graus de latitude norte e 167 graus de longitude leste.
A missão da sonda Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda Dawn, é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center em Huntsville no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da sonda Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency, e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais da equipe da missão.
Para uma lista completa dos participantes internacionais da missão Dawn, visite:
http://dawn.jpl.nasa.gov/mission.
Para mais informações sobre a missão da sonda Dawn, visite:
Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21754/juling-crater