fbpx
15 de novembro de 2024

OS DETALHES E OS MISTÉRIOS DA MAIOR EXPLOSÃO DO UNIVERSO | #RUMOA2MILHOES

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!! https://spacetodayplus.com.br/premium/ ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : "SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?", DIA…

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

https://spacetodayplus.com.br/premium/

ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : “SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?”, DIA 17 DE AGOSTO 20H NO TEATRO GAZETA, NA AVENIDA PAULISTA, 900!!! LINK PARA COMPRAR O INGRESSO:

https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/264513/s/1807391

ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : “SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?”, DIA 29 DE SETEMBRO, TEATRO CLARA NUNES NO SHOPPING DA GÁVEA NO RIO DE JANEIRO!! LINK PARA COMPRAR O INGRESSO:

Em outubro de 2022, um evento cósmico surpreendeu os astrônomos: a explosão de raios gama mais brilhante já registrada, chamada de “BOAT” (Brightest Of All Time). O telescópio espacial Fermi da NASA detectou uma característica inédita nesta explosão. Poucos minutos após o evento, um pico de energia incomum foi registrado, revelando a primeira linha de emissão de alta confiança em 50 anos de estudo de explosões de raios gama.

Essa descoberta é significativa porque as linhas de emissão podem fornecer informações detalhadas sobre os elementos químicos e processos de partículas envolvidos, como a aniquilação de matéria e antimatéria. No caso do BOAT, os dados sugerem que a linha de emissão, que atingiu um pico de energia de cerca de 12 MeV, pode ter sido causada pela colisão de elétrons e pósitrons a quase 99,9% da velocidade da luz.

Essa nova característica ajuda os cientistas a investigar mais profundamente o ambiente extremo dos jatos de partículas que emergem de estrelas massivas em colapso, que se transformam em buracos negros. A Fermi continua a ser uma colaboração internacional crucial, permitindo avanços na compreensão desses fenômenos cósmicos poderosos e misteriosos.

FONTE:

https://science.nasa.gov/science-research/astrophysics/gamma-ray-bursts/nasas-fermi-finds-new-feature-in-brightest-gamma-ray-burst-yet-seen/

#BOAT #EXPLOSION #UNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo