Os Aglomerados Estelares M46 e M47

Muitas estrelas se formam nos aglomerados. Aglomerados galácticos ou aglomerados abertos de estrelas são conjuntos relativamente novos de estrelas brilhantes que nascem juntas perto do plano da nossa galáxia, a Via Láctea. Separados por somente um grau no céu, dois belos exemplos desses aglomerados de estrelas são o M46, na parte superior esquerda a 5400 anos-luz de distância e o M47 na parte inferior direita a somente 1600 anos-luz de distância na constelação náutica de Puppis. Com aproximadamente 300 milhões de anos de vida, o M46 contém algumas centenas de estrelas numa região de aproximadamente 30 anos-luz de diâmetro. Com a idade de 80 milhões de anos, o M47 é menor mas um aglomerado mais solto com aproximadamente 50 estrelas que se espalham por 10 anos-luz. Mas esse retrato da juventude estelar contém um antigo interlocutor. A pequena e colorida região de gás brilhante no M46 é na verdade a nebulosa planetária NGC 2438, ou seja, a fase final na vida de uma estrela como o Sol com bilhões de anos de vida. A NGC 2438 está localizada a uma distância estimada de 3000 anos-luz e provavelmente representa um objeto de primeiro plano, que por uma coincidência aparece na mesma linha de visada do jovem M46.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120403.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.