fbpx

Operação Integrada dos Satélites ERS-1 e ERS-2 da ESA Mostram as Variedades de Terreno em Bachu na China


Essa semana vamos dar uma olhada na grande variedade de elevações encontradas em Bachu no oeste da China em uma imagem desenvolvida usando dois satélites ERS.

As missões ERS são pioneiras na técnica de processar dados de radares de satélites em modelos digitais de terreno, como pode ser mostrado nessa imagem de Bachu e das montanhas próximas de Tian Shan. Um modelo digital de terreno é um mapa de relevo 3D usado para estudar mudanças no terreno.

Os satélites ERS-1 e ERS-2, foram lançados em Julho de 1991, e em Abril de 1995, respectivamente e foram os primeiros satélites de observação da Terra da ESA, cada um deles carregando um conjunto de instrumentos que inclui um radar de imageamento de abertura sintética, um radar altímetro, e outros poderosos instrumentos usados para medir a temperatura da superfície do oceano e os ventos no mar. O ERS-2 também carrega um sensor de pesquisa do ozônio atmosférico.

Após o lançamento do ERS-2, a ESA fez a ligação entre os dois satélite na primeira missão em que os satélite voaram interligados por nove meses.

Durante esse período, a mesma área no solo era observada por dois diferentes ângulos ou ponto de vistas por um curto período de tempo enquanto que os satélites tinham as órbitas separadas por somente 24 horas. Esse aumento na frequência e na quantidade de dados ofereceu aos cientistas uma oportunidade única de observarem mudanças na paisagem.

A missão integrada introduziu novas técnicas de mapeamento de vastas áreas da Terra em 3D, e pavimentou o caminho para futuras operações interligadas envolvendo o ERS-2 e o Envisat. 

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMO8T3UNSG_index_0.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .