Onde As Estrelas Nascem

Esse mosaico aqui reproduzido é a imagem mais nítida em vasto ângulo já obtida da galáxia de explosão de estrelas, Messier 82 (M82). A galáxia é impressionante por seu disco brilhante azul, suas redes de nuvens e plumas incandescentes de hidrogênio brilhante explodindo da sua região central.

No centro da galáxia, estrelas jovens estão se formando a uma taxa 10 vezes mais rápida do elas se formam em toda a Via Láctea, isso resulta em uma imensa concentração de estrelas jovens cravadas no gás e na poeira no centro da galáxia. Os fortes ventos galácticos gerados por essas estrelas comprimem gás suficiente para gerar milhões de outras estrelas.

Na M82, estrelas jovens são engordadas em pequenas mas massivos aglomerados estelares. Esses por sua vez se reúnem em dezenas para gerar pedaços brilhantes, ou aglomerados de explosão de estrelas nas partes centrais da M82. Os aglomerados reunidos somente podem ser identificados em imagens nítidas feitas pelo Hubble. A maior parte dos objetos brancos, pálidos, que aparecem salpicando ao redor do corpo da M82, que parecem estrelas dentro de uma nebulosidade são na verdade aglomerados estelares individuais com 20 anos-luz de diâmetro e que possuem milhões de estrelas.

A rápida taxa de formação de estrelas nessa galáxia eventualmente atingirá o seu limite. Quando a formação torna-se tão vigorosa, ela irá consumir ou destruir o material necessário para gerar mais estrelas. A explosão de estrelas então diminuirá provavelmente em algumas dezenas de milhões de anos.

A imagem aqui mostrada foi feita durante as observações realizadas pelo Wide Field Channel da  Advanced Camera for Survey do Telescópio Espacial Hubble em Março de 2006. Os astrônomos agruparam seis imagens para gerar esse mosaico final combinando exposições feitas com quatro filtros coloridos que capturam a luz das estrelas nos comprimentos de onda do visível e do infravermelho bem como a luz emitida pelos filamentos de hidrogênio brilhantes.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1829.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo