Ondas de Rádio Podem Apontar Uma Nova Técnica Para Descobrir Exoplanetas

Ondas de radio que estão sendo emitidas por uma estrela do tipo anã vermelha, tem uma fonte incomum, um planeta na sua órbita.

Astrônomos usando o rádio telescópio conhecido como Low Frequency Array, que fica na Holanda, descobriram que a anã vermelha GJ1151 está emitindo sinais de rádio flutuantes que são consistente com o fato da estrela possuir um planeta do tamanho da Terra, orbitando-a num período de poucos dias.

Um planeta nessa distância poderia estar na zona habitável da estrela, a região onde a temperatura permiti que a água em estado líquido permaneça de maneira estável na superfície.

A estrela está gerando ondas de rádio, pois o planeta na sua órbita está agindo como um dínamo elétrico. A intensidade das ondas mostra que uma força elétrica substancial está fluindo entre a estrela e o planeta, o que fornecerá um calor adicional para a atmosfera do planeta. Essa força elétrica pode até mesmo arrancar a atmosfera do planeta e mesmo se ele estiver na zona habitável será totalmente inóspito para a vida como conhecemos.

Existe uma grande incerteza sobre o tamanho e a massa do planeta, então é difícil dizer o que está acontecendo com a sua atmosfera. Mas o melhor de tudo nisso, é que esse pode ser um novo método para detectar exoplanetas.

É como aprender a andar, já sabemos que existe um lugar para caminhar e como andar.

O próximo passo é tentar detectar planetas através da sua força gravitacional na estrela, isso causaria uma pequena variação no movimento da estrela. E com isso seria possível estimar melhor a massa e a órbita do planeta e os pesquisadores, assim, poderiam tentar entender quais seriam as condições da sua atmosfera.

A equipe de astrônomos está também procurando dados de outras estrelas para procurar outros planetas com essa técnica. Outros métodos de detecção têm encontrado numerosos planetas ao redor de anãs vermelhas, e as estrelas normalmente possuem um forte campo magnético.

Esse estudo é muito importante, apresenta uma nova técnica de buscar exoplanetas e pode ter profundas implicações no nosso entendimento sobre esses mundos alienígenas.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2233972-an-exoplanet-is-generating-radio-waves-from-its-red-dwarf-sun/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.