fbpx
23 de dezembro de 2024

Um Oásis Para os Astrônomos – A Residência Paranal do ESO Ontem e Hoje

A fotografia histórica mostra a Residência em construção no final de 2000. O O edifício foi desenhado pela empresa alemã Auer+Weber e baseia-se numa forma em L subterrânea. Os materiais de construção têm a mesma cor do deserto, para ajudar o edifício a integrar-se na paisagem circundante. A área central da Residência, parcialmente completa, assemelha-se a um anfiteatro, com degraus de pedra a céu aberto.
Esta é a imagem histórica da Foto de Semana de comparação Ontem e Hoje, Um oásis para os astrônomos.
Crédito:
ESO/G.Hüdepohl (atacamaphoto.com)

O ESO faz 50 anos este ano e, para celebrar esta importante data, mostramos momentos do nosso passado. Uma vez por mês, durante todo o ano de 2012, publicamos uma Foto da Semana especial de comparação “Ontem e Hoje”, onde mostramos como é que as coisas mudaram ao longo das décadas nos observatórios de La Silla e Paranal, nos escritórios do ESO em Santiago do Chile e na Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha.

Desde Fevereiro de 2002 (ver eso0205), que a Residência Paranal tem abrigado o pessoal que trabalha no observatório principal do ESO. É no Paranal, no deserto do Atacama do Chile, que está localizado o Very Large Telescope (VLT). Este mês, as nossas fotografias do Ontem e Hoje – ambas tiradas pelo Embaixador Fotográfico Gerhard Hüdepohl – mostram-nos uma vista única de como foi construído este oásis no deserto.

A fotografia histórica mostra a Residência em construção no final de 2000. O edifício foi desenhado pela empresa alemã Auer+Weber e baseia-se numa forma em L subterrânea. Os materiais de construção têm a mesma cor do deserto, para ajudar o edifício a integrar-se na paisagem circundante. A área central da Residência, parcialmente completa, assemelha-se a um anfiteatro, com degraus de pedra a céu aberto.

Hoje, a Residência tem um ar completamente diferente! Apesar de ser um edifício subterrâneo, o design característico do edifício cria um interior que transmite a sensação de espaço aberto. O hall central encontra-se protegido por uma cúpula de cristal com 35 metros de diâmetro, a qual permite que a luz natural invada o edifício. O anfiteatro de 2000 transformou-se num luxuriante jardim tropical, com uma piscina na região mais baixa. Tanto o jardim como a piscina foram desenhados no intuito de aumentarem a umidade no interior, permitindo ao pessoal que aqui trabalha recuperar das condições extremamente áridas do exterior, um dos locais mais secos da face da Terra.

Graças ao design único da Residência, a sua fama espalhou-se para além do mundo da Astronomia. Por exemplo em 2008, foram aqui filmadas cenas para o filme de James Bond, Quantum of Solace, onde a Residência era o hotel “Perla de las Dunas” [1]. Em 2009, a Residência foi selecionada como um dos “dez edifícios top da década” pelo jornal Guardian do Reino Unido (ver ann0940) e em 2012, o Observatório do Paranal, juntamente com a Residência, fez parte da campanha publicitária da Land Rover “Perfect Places” (ver ann12008).

Esta é a imagem atual da Residência Paranal do ESO. Apesar de ser um edifício subterrâneo, o design característico do edifício cria um interior que transmite a sensação de espaço aberto. O hall central encontra-se protegido por uma cúpula de cristal com 35 metros de diâmetro, a qual permite que a luz natural invada o edifício. O jardim luxuriante e a piscina foram desenhados no intuito de aumentarem a umidade no interior, permitindo ao pessoal que aqui trabalha recuperar das condições extremamente áridas do exterior, um dos locais mais secos da face da Terra.
Esta é a imagem atual da Foto de Semana de comparação Ontem e Hoje, Um oásis para os astrónomos.
Crédito:
ESO/G.Hüdepohl (atacamaphoto.com)

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/comparisons/potw1227a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo