A image acima mostra o vórtice do polo sul de Titã girando e se destacando de forma brilhante contra as outras nuvens da região do gigante satélite. A sonda Cassini está monitorando o desenvolvimento do vórtice polar sul para ajudar a entender as mudanças sazonais que ocorrem na maior lua de Saturno.
A imagem abaixo mostra uma versão colorida do vórtice de Titã, no final do post pode-se observar uma animação feita também com imagens da Cassini mostrando a evolução do vórtice.
A imagem acima foi feita com a sonda Cassini olhando na direção do hemisfério principal de Titã, que tem 5150 km de diâmetro. O norte em Titã nessa imagem está para cima e rotacionado 36 graus para a esquerda. A imagem foi feita com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 31 de Agosto de 2012 usando um filtro espectral sensível ao comprimento de onda da luz infravermelha centrada em 938 nanômetros. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 1.2 milhões de quilômetros de Titã e o conjunto, Sol-Titã-Cassini estavam em fase com ângulo de 74 graus. A escala da imagem é de 7 km/pixel.
Fonte:
http://www.wired.com/wiredscience/2012/02/space-photo-of-the-day/?sb&pid=5390