fbpx

O Veludo Vermelho Marciano Salpicado de Gelo

Como açúcar de confeiteiro em um grande pedaço de bolo Red Velvet, esta foto feita pela sonda Trace Gas Orbiter da missão russo-europeia ExoMars 2016 captura as cores contrastantes do gelo de água branca brilhante contra o solo vermelho enferrujado de Marte.

Uma cratera de 4 km de diâmetro, localizada na região polar norte de Marte, na Grande Planície do Norte, está parcialmente preenchida com gelo de água, que também está presente em suas encostas voltadas para o norte, que recebem menos luz solar em média ao longo do ano. A rocha escura visível na borda da cratera dá a ela uma aparência um tanto chamuscada e é provavelmente composta de materiais vulcânicos como o basalto.

Grande parte da área circundante não tem gelo, mas foi formada como resultado de processos eólicos em andamento. As listras na parte inferior direita da imagem são formadas por ventos que removeram a poeira de óxido de ferro mais brilhante da superfície, revelando um substrato ligeiramente mais escuro.

A sonda TGO entrou em órbita ao redor de Marte em 2016 e iniciou o seu trabalho científico em 2018. A espaçonave não apenas transmite imagens impressionantes, mas também fornece análises detalhadas dos gases atmosféricos do planeta e mapeamento da superfície em busca de locais que possam conter água. Também fornecerá retransmissão de dados para a missão ExoMars 2022, que contará com o rover europeu Rosalind Franklin e a plataforma de pouso russa Kazachok a Marte em 2023.

Fonte:

https://www.roscosmos.ru/33757/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo