Vallis Alpes (do latim “Alpine Valley”) é um espetacular vale lunar que se caracteriza por dividir os Montes Alpes. Estende-se por 166 km da bacia do Mare Imbrium, em direção leste-nordeste até a borda do Mare Frigoris. O vale é estreito nas duas extremidades e se alarga para uma largura máxima de cerca de 10 km no trecho do meio.
O piso do Vallis Alpes é uma superfície plana, inundado por lava sendo cortado por uma estreita fenda (rille like). Esta fenda é um objectivo bem conhecido e desafiante para a observação telescópica da Terra. A face sul do vale é mais reto do que o lado norte, que é ligeiramente inclinado e desigual. O mais provável que este vale é um graben que posteriormente foi inundado com magma. Este vale foi descoberto em 1727 por Francesco Bianchini.
Acima 3 fotos com intervalo de uma hora, e uma projeção em 3D a partir do QuickMap, em todas as 3 fotos foi conseguido registrar o Rille que corta o fundo do Vale feito que nunca tinha sido obtido antes sem uma câmera dedicada.
Crédito:
Avaní Soares – https://www.facebook.com/avani.soares.5