O Último Instrumento Científico da Missão Lucy Para Os Asteroides Troianos É Instalado na Sonda

Faltando menos de 1 ano para o lançamento, o terceiro e último instrumento científico da missão Lucy foi integrado na sonda.

A sonda, que será a primeira a explorar os asteroides Troianos, uma população de pequenos corpos que compartilham suas órbitas com Júpiter, está nos estágios finais do processo de montagem. A apenas 5 meses atrás, no começo do processo conhecido como Assembly, Testing and Launch Operations, ou ATLO, os componentes da missão Lucy estavam sendo construídos por todo o país. Hoje, uma sonda praticamente pronta e montada está localizada na high bay da Lockheed Martin Space em Lttleton, no Colorado.

A um pouco mais de um ano e meio atrás, o principal investigador da missão, Hal Levison, estava animado por segurar os primeiros pequenos pedaços de metal que iriam fazer parte da sonda. Ele disse que agora está maravilhado vendo a sonda praticamente concluída.

O último instrumento, L’Ralph, foi construído pelo Goddard Space Center da NASA, em Greenbelt, Maryland, e foi recebido na Lockheed Martin em 21 de janeiro de 2021, e integrado à sonda Lucy em 26 de janeiro de 2021. O L’Ralph é mais complexo instrumento que irá voar a bordo da sonda Lucy, pois ele é na verdade, dois instrumentos em um. Um deles é o Multispectral Visible Imaging Camera, ou MVIC, que irá fazer imagens coloridas na luz visível dos asteroides troianos, e o outro é o Linear Etalon Imaging Spcetral Array, ou LEISA, que irá coletar o espectro infravermelho dos asteroides. Ambos os componentes irão trabalhar de forma integrada para permitir que a Lucy possa determinar a composição dos asteroides troianos e fornecer uma ideia sobre o início da história do Sistema Solar.

Como tudo no planeta Terra, nesse último ano, o instrumento L’Ralph experimentou atrasos importantes devido à COVID-19, particularmente quando a sua construção foi paralisada no Goddard. Porém, as equipes responsáveis pelo L’Ralph no Goddard e na Lockheed Martin, desenvolveram uma nova programação que permitiu que todos trabalhassem de forma segura para manter a sonda na sua programação original de lançamento em 16 de outubro de 2021.

A equipe do L’Ralph fez um trabalho excepcional para terminar o instrumento. Se fosse feito o que eles fizeram em condições normais já seria sensacional, se levar em conta as condições de restrições, foi algo realmente fantástico.

O L’Ralph foi instalado na Instrument Pointing Platform da sonda Lucy. Essa plataforma fornece toda a flexibilidade para a sonda durante os encontros, os instrumentos podem apontar para os asteroides Troianos durante os sobrevoos em alta velocidade, enquanto que a antena de alto ganho fica apontada para a Terra, bem como, pode realizar ajustes finos, fora do plano de apontamento para coletar dessa forma os melhores dados possíveis dos objetos.

Os outros dois instrumentos da sonda Lucy, o L’TES e o L’LORRI, desenhados e construídos na Arizona State Universit e no Johns Hopkins Applied Physics Laboaratory, respectivamente, bem como as duas Terminal Tracking Cameras, já tinham sido instalados na plataforma. Agora, com o L’Ralph instalado, a Plataforma será instalada no bus da sonda, fazendo assim com que a sonda Lucy fique um passo mais próxima para a dar início à sua viagem de 12 anos até os asteroides Troianos.

Ter o L’Ralph entregue e integrado à Instrument Pointing Plataform da sonda Lucy é algo muito importante para o andamento da missão que se seguir assim será lançada na data planejada.

Hal Levison e Cathy Olkin ambos do Southwest Research Institute são os pesquisadores principais da Missão Lucy. O Goddard fornece o gerenciamento geral da missão, todo o sistema de engenharia, segurança e garantia da missão. A empresa Lockheed Martin Space está construindo a sonda. A Lucy é a décima Terceira missão do programa Discovery da NASA. O Marshall Space Flight Center da NASA que fica em Huntsville no Alabama, gerencia o Discovery Proram para o Science Mission Directorate da agência em Washington, D.C.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2021/first-mission-to-trojans-installs-final-instrument

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.