fbpx

O Túnel de Vento Europeu Que Simula As Condições de Marte

A imagem acima mostra parte do Mars Simulation Laboratory da Universidade Aarhus na Dinamarca, esse túnel de vento foi especialmente desenvolvido para simular a superfície empoeirada do planeta Marte.

Construído dentro de uma câmara pressurizada com 8 metros de comprimento e 2.5 metros de largura, o Aarhus Mars Simulation Wind Tunnel tem atraído pesquisadores de toda a Europa e dos Estados Unidos para testar seus equipamentos e instrumentos para muitas missões de Marte, incluindo a ExoMars da ESA e a Mars 2020 da NASA.

A pressão do ar dentro do túnel de vento pode ser reduzida a menos de um centésimo da pressão atmosférica terrestre no nível do mar e a temperatura pode ser reduzida até -170 graus Celsius, usando para isso nitrogênio líquido. Hélices então sopram a atmosfera que mantém ventos acima dos 30 m/s junto com uma poeira parecida com a poeira marciana.

Os pesquisadores podem avaliar como os sensores, painéis solares e partes mecânicas se comportam com relação às partículas abrasivas que existem em Marte.

“Nós estamos em operação por uma década”, comentou Jonathan Merrison do Departamento de Física e Astronomia da Universidade Aarhus. “Nós somos o único túnel de vento no mundo que não só pode reproduzir as baixas pressões e temperaturas de Marte, mas também que permite a introdução de partículas de areia e poeira”.

“Provavelmente cerca de 1 terço dos testes realizados ali estão relacionados com a ExoMars, então existem outros usuários relacionados com outras missões marcianas, bem como testes industriais de equipamentos terrestres de alta altitude”.

“Nós também somos membros da rede Europlanet, um grupo de cientistas planetários apoiados pela União Europeia suportando o uso de várias instalações de simulações planetárias e de análogos”.

O Aarhus Mars Simulation Wind Tunnel foi baseado numa versão menor e anterior que permanece em uso. Seu desenvolvimento foi apoiado pelo programa Technology Development Element da ESA para promover novas tecnologias, bem como pelo projeto filantrópico da Villum Kann Rasmussen Foundation.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2019/05/Aarhus_Mars_Simulation_Wind_Tunnel

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .