As auroras ocorrem quando partículas irradiadas do Sol atingem a atmosfera superior da Terra, fazendo com que ela brilhe numa luz azul esverdeada. O astronauta da ESA Alexander Gerst tem uma das melhores vistas desse fenômeno circulando a Terra a uma distância de cerca de 400 km acima da superfície na ISS.
A imagem acima, mostra os últimos momentos da luz do Sol, que podem ser vistos como uma faixa azul na parte esquerda da imagem. Acima, a parte amarela da nossa atmosfera reflete a luz do Sol. Essa fina faixa é tudo que nos protege da radiação solar. Além disso, uma bela aurora, de coloração esverdeada pode ser vista pairando sobre a atmosfera da Terra.
Em primeiro plano na imagem, pode-se ver o braço robótico Canadarm2 da Estação Espacial que está pronto e preparado para receber a próxima nave de suprimentos que visitará o laboratório espacial.
Alexander trabalhou como geofísico e vulcanologista antes de ser escolhido como astronauta pela ESA em 2009. Sua missão, denominada de Blue Dot inclui um extenso programa de experimentos em ciência física, biologia e fisiologia humana bem como pesquisas sobre radiação e demonstrações de tecnologia. Todas essas pesquisas fazem uso do laboratório espacial para que se possa melhorar a vida na Terra ou preparar os humanos para explorações mais profundas do nosso Sistema Solar.
Abaixo, pode-se ver outro belo registro de uma aurora atingindo a atmosfera da Terra, também capturado pelo Alexander Gerst.
Leia mais sobre a missão Blue Dot, em:
http://www.esa.int/Our_Activities/Human_Spaceflight/Blue_dot
Siga Alexander Gers em seu site na ESA:
http://alexandergerst.esa.int/
Fonte:
http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2014/09/Rainbow_aurora