fbpx
23 de dezembro de 2024

O Ritmo de Saturno

O planeta dos anéis tem um ritmo. Pesquisadores anteriormente observaram uma pulsação regular no brilho ultravioleta das auroras de Saturno e agora eles mostram que essas batidas estão sincronizadas com as emissões de rádio do planeta.

Em 1980, quando a sonda Voyager detectou que oscilações no pulso eletromagnético ocorriam com um período de 11 horas, acreditava-se que eles estavam ajustados à rotação do planeta. Mas com o passar dos anos as batidas aceleraram e desaceleraram. Jonathan Nichols da Universidade de Leicester no Reino Unido, e seus colegas analisaram imagens feitas pelo Telescópio Espacial Hubble e mostraram que as auroras de Saturno mudam de intensidade e essas mudanças estão sincronizadas com as emissões de rádio. Isso sugere que os dois fenômenos estejam de alguma forma fisicamente relacionados. Estudos mais detalhados da magnetosfera de Saturno podem descobrir a razão para o ritmo confuso dos períodos dos pulsos de rádio, dizem os autores.

Fonte:

http://www.nature.com/nature/journal/v466/n7309/full/466904d.html

Artigo publicado aqui:

http://www.agu.org/pubs/crossref/2010/2010GL044057.shtml

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo