fbpx
17 de novembro de 2024

O Retrato de Família do Sistema Solar Feito Pela Sonda Voyager 1

ssportrait_vg1_big

observatory_150105Em outro 14 de Fevereiro, só que dessa vez em 1990, depois de viajar a uma distância de quatro bilhões de milhas do Sol, a sonda Voyager 1 olhou para trás e fez o primeiro retrato de família do Sistema Solar. O retrato completo é na verdade um mosaico composto de 60 frames, feitos desde um ponto de vista vantajoso, a 32 graus acima do plano da eclíptica. Desse local, os frames feitos pela câmera de grande angular da sonda Voyager varreram o Sistema Solar interno, na parte esquerda do mosaico, juntando com o planeta gigante gasoso Netune, à direita que na época era o planeta mais externo do Sistema Solar. As posições para Vênus, Terra, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são indicadas por letras, enquanto que o Sol é o ponto brilhante perto do centro do círculo dos frames. Os frames detalhados de cada planeta foram feitos pela câmera de ângulo restrito da sonda Voyager. No retrato acima não se pode ver o planeta Mercúrio, que estava muito perto do Sol para ser detectado, e Marte, infelizmente escondido pela luz do Sol espalhada no sistema óptico da câmera da sonda. A posição do apagado e pequeno planeta Plutão não foi coberta por esse mosaico.

PIA00453

Além de ter sido um mosaico histórico, já que foi a primeira vez na história que pudemos observar o Sistema Solar de um ponto de vista que cobrisse quase todos os planetas, esse mosaico deu origem a uma das mais impressionantes interpretações do planeta Terra já feita na humanidade. Foi com essa imagem e observando o frame que destacou a Terra, que o astrônomo Carl Sagan, um dos idealizadores da missão Voyager escreveu o belo texto Pálido Ponto Azul. Uma das mais belas e fascinantes interpretações já dadas ao motivo da nossa existência, a tudo que acontece no nosso planeta e à importância da astronomia.

PIA00452

No ano de 2012 tive a oportunidade ímpar de participar de um Nerdcast, do site Jovem Nerd, onde conversamos muito sobre a conquista espacial do Sistema Solar e sobre a missão do rover Curiosity. Ouçam aqui o nerdcast: http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-323-marte-curiosity-e-a-fronteira-final/. Nesse papo não poderia faltar uma discussão sobre a missão Voyager, e nesse momento fomos premiados com a bela interpretação e narração feita pelo extraordinário Guilherme Briggs do texto de Carl Sagan. Vejam abaixo o vídeo com a narração do Briggs e com o belo texto de Carl Sagan.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130214.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo