fbpx
23 de novembro de 2024

O Resultado Confuso de Uma Colisão Galáctica

The messy result of a galactic collision

observatory_1501054Essa nova imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA registra uma colisão galáctica que está acontecendo entre duas galáxias – sendo uma galáxia espiral em processo de colisão com uma galáxia lenticular. A colisão parece como se estivesse saltando da tela em 3D, com partes dos braços espirais claramente abraçando o bulbo da galáxia lenticular.

A imagem também revela mais evidências da colisão. Existe uma corrente brilhante de estrelas saindo das galáxias em fusão, se estendendo em direção à parte direita da imagem. O ponto brilhante no meio da pluma, conhecido como ESO 576-69, é o que faz a imagem acima ser única. O ponto, acredita-se, seja o núcleo de uma antiga galáxia espiral, que foi ejetado do sistema durante a colisão e que agora está sendo afetado pelas forças de maré para produzir a corrente estelar visível.

Uma versão dessa imagem entrou no concurso de processamento de imagens Hubble’s Hidden Treasures por Luca Limatola.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1321a/

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo