fbpx
22 de novembro de 2024

O Que São Os Buracos Negros?

image

observatory_15010541

Alguém que lê esse blog, já assistiu o filme Interestelar? Acredito que sim. Bem, o filme fala muito sobre buracos negros e até apresenta um para os espectadores, bem de perto. A imagem acima, contudo, é como a NASA apresenta um buraco negro para todos nós com base nos mais recentes estudos sobre esse que é um dos objetos mais espetaculares de todo o universo. A imagem acima, é o que chamamos de uma ilustração artística, e mostra ventos turbulentos de gás girando na forma de espiral ao redor de um buraco negro. Parte do gás está espiralando na direção do buraco negro, mas outra parte está sendo expelida para fora do monstro.

Um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade é tão intensa que nem mesmo a luz consegue escapar. A gravidade é muito forte devido à matéria que foi comprimida numa pequena parte do espaço. Isso pode acontecer, por exemplo, quando uma estrela morre.

Pelo fato da luz não poder escapar desses objetos, é impossível ver um buraco negro. Eles são invisíveis. Telescópios espaciais com ferramentas especiais podem ajudar a encontrar os buracos negros. Essas ferramentas especiais podem ver como as estrelas que estão muito perto do buraco negro agem de maneira diferente das outras estrelas.

Mas qual o tamanho dos buracos negros? Os buracos negros podem ser grandes ou pequenos. Os cientistas acreditam que os menores buracos negros sejam do tamanho de um átomo. Esses buracos negros são muito pequenos, mas possuem a massa de uma grande montanha. A massa é quantidade de matéria de um objeto.

Se você quiser mais informações sobre os buracos negros, visite esse site da NASA, especializado no assunto:

http://www.nasa.gov/audience/forstudents/k-4/stories/what-is-a-black-hole-k4.html#.VITYV1SCOrW

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/black-hole-friday/#.VITSilSCOrW

alma_modificado_rodape10531

 

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo