Existe muito mais coisas em Marte do que nossos olhos podem ver. Usando o radar na sonda Mars Express, nós podemos ver alguns quilômetros abaixo da superfície e ver o que está localizado ali.
O radar criou imagens da subsuperfície de Marte, emitindo ondas de rádio de baixa frequência em direção ao planeta, que são refletidas de qualquer superfície que elas encontram pela frente.
Enquanto a maior parte das ondas são refletidas pela superfície do planeta, uma parte das ondas conseguem viajar mais fundo e refletir nas interfaces entre as camadas de diferentes materiais, como as interfaces entre rocha, água e gelo.
A intensidade e o tempo do eco de radar chegar de volta na sonda Mars Express são indicativos das profundidades dos diferentes tipos de interfaces subterrâneas.
Essa imagem de radar é um slice com 5580 km de comprimento através das terras altas do hemisfério sul de Marte, criada pouco depois que o instrumento Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionopheric Sounding tornou-se operacional em 2005.
O lado direito é dominado pela vasta Bacia Hellas. Ela mergulha 7 km abaixo da superfície e tem aproximadamente 2300 km de largura, fazendo dela uma das maiores bacias de impacto de todo o Sistema Solar.
O pico brilhante logo a esquerda do centro é a região polar sul de Marte. Aí é onde o radar realmente funciona, abaixo da calota de dióxido de carbono congelado, e gelo de água ele revela múltiplas camadas de gelo e poeira.
Conhecida como Camada de Depósitos Polares Sul essa feição se estende por aproximadamente 4 km abaixo da superfície. Acredita-se que as camadas se soerguem a partir de variações na deposição do gelo e da poeira, à medida que Marte experimenta ciclos de mudanças climáticas.
Graças ao radar, os cientistas têm estimado que a quantidade de água aprisionada em camadas congeladas na região polar sul é equivalente a uma camada de água líquida de aproximadamente 11 metros cobrindo todo o planeta.
Embora equipamentos como o radar da Mars Express tragam imagens espetaculares de Marte, nada como a beleza visual. Abaixo uma imagem sensacional que mostra justamente a calota polar sul de Marte.
Fonte:
http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/What_lies_beneath