O Que Acontece Quando Duas Galáxias Se Chocam?

Uma galáxia típica possui aproximadamente 100 bilhões de estrelas, o que pode parecer muito, mas as galáxias são muito grandes. Uma galáxia espiral como a nossa, a Via Láctea, tem aproximadamente 100000 anos-luz de comprimento e 3000 anos-luz de espessura. Isso faz com que a densidade média seja de uma estrela para cada 225000 anos-luz cúbicos. Assim, quando duas galáxias colidem é como se dois enxames de abelha estivessem se chocando. Mas para colocarmos na escala em que estamos falando em cada enxame a distância entre as abelhas seria de aproximadamente 6000 quilômetros. Se as galáxias fossem feitas somente de estrelas elas passariam uma através da outra sem qualquer interação entre elas. Mas o espaço entre as estrelas contém significantes quantidades de gás e poeira. Efeitos gravitacionais e de fricção aquecem e distorcem a forma de ambas as galáxias à medida que elas se atravessam fazendo assim com que surjam novas regiões de formação de estrelas. Outros efeitos oriundos da colisão de galáxias são a formação de pontes de material entre os dois indivíduos, a distorção e até mesmo a destruição de braços espirais, ou a própria destruição de uma galáxia no caso dessa colisão ocorrer entre uma galáxia muito maior que a outra. Essas colisões logicamente não são instantâneas,  e esses efeitos levam milhões de anos para serem processadas, até que o par de galáxias assuma sua forma e característica definitiva.

Fonte:

http://sciencefocus.com/qa/what-happens-when-galaxies-collide

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.