O Pulo do Rover 1A da Hayabusa2 na Superfície do Ryugu

Dois pequenos robôs começaram a andar e pular na superfície do asteroide Ryugu. Os rovers, cada um com 17 centímetros de diâmetro e 7 centímetros de altura, estão se movendo na superfície de baixa gravidade do asteroide que tem aproximadamente 1 km de diâmetro chamado 162173 Ryugu. A movimentação deles é meio que pulando, ficando no ar por cerca de 15 minutos e depois voltando para a superfície alguns metros a frente. No sábado, dia 22 de Setembro de 2018, o Rover 1A mandou essa imagem desse novo mundo explorado pelo ser humano. O asteroide aparece na parte esquerda da imagem, e a foto foi feita durante um desses pulos. Na sexta-feira, dia 21 de Setembro de 2018, o lander MINERVA-II-1, se soltou da nave mãe, a sonda Hayabusa2, dispensou os Rovers 1A e 1B e então pousou na superfície do Ryugu. O estudo do Ryugu pode nos contar não só sobre como é a superfície e o interior desse asteroide, mas também sobre quais os materiais estavam disponíveis no início do Sistema Solar para o desenvolvimento da vida. Dois outros rovers estão planejados para serem lançados e a própria Hayabusa2 está programada para coletar amostras da superfície do asteroide e enviar essas amostras de volta para a Terra, onde poderão ser estudadas de forma detalhada em 2021.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180924.html
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.