fbpx
17 de novembro de 2024

O Ponto Exato do Polo Sul da Lua

Desde 2009, a sonda da NASA,  Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tira fotos de alta resolução da superfície lunar. Esses dados, juntamente com as informações de um instrumento de mapeamento de altímetro a laser, permitiram aos cientistas criar um mapa incrivelmente detalhado da Lua. A NASA diz que agora pode identificar com confiança qualquer característica na Lua, incluindo a localização exata de seu Polo Sul.

Sempre que os humanos retornarem à Lua, um “roteiro” detalhado será extremamente útil para os astronautas encontrarem com precisão o caminho. A equipe da LRO montou um “QuickMap” interativo onde você pode visualizar e pesquisar várias áreas da Lua.

Mesmo antes do lançamento da sonda LRO, a equipe científica adotou um sistema de coordenadas para todos os dados chamado sistema de coordenadas Mean Earth/Polar Axis (Moon ME). Isso agora se tornou o padrão para mapear todos os dados lunares.

O vídeo nesse post apresenta uma visualização de dados mostrando a localização do Polo Sul da Lua. No sistema Moon ME, o Polo Sul da Lua está localizado na borda da cratera Shackleton em um ponto marcado por um pino vermelho. A equipe de visualização do Goddard Space Flight Center diz que se você imaginar Shackleton como um grande relógio com o meio-dia apontando para a Terra, o Polo Sul está a meio caminho entre 10 e 11 horas.

Os mapas topográficos da sonda  LRO incluem informações do altímetro a laser que zapeia a Lua incríveis 140 vezes a cada segundo, medindo os altos e baixos, cantos e recantos da superfície lunar com uma precisão de quatro polegadas.

No “Incredible Stories From Space: A Behind the Scenes Look at the Missions Changing Our View of the Cosmos”, o cientista do projeto da LRO, Dr. Richard Vondrak, disse que o legado da LRO será o ‘guia’ básico para a Lua, um manual de mapas para guiar futuros exploradores.

“Podemos fornecer mapas topográficos da Lua com espaçamento de grade mais fino do que os mapas de caminhada nos Parques Nacionais dos EUA”, disse Vondrak. “Sabemos como é a Lua em detalhes tremendos e, na verdade, temos melhor conhecimento da forma, contornos e topografia da Lua do que qualquer outro objeto do Sistema Solar. Isso inclui a Terra, porque a maior parte da superfície da Terra fica abaixo do oceano, e o fundo do mar não é mapeado tão bem quanto a Lua.”

Fonte:

https://www.universetoday.com/154753/heres-the-exact-point-of-the-moons-south-pole/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo