fbpx

O Planeta SPECULOOS – Em Busca De Novos Mundos No Universo

Os telescópios SPECULOOS (Search for habitable Planets EClipsing ULtra-cOOl Stars) localizados no Observatório do Paranal do ESO no deserto chileno do Atacama são geralmente os que procuram novos mundos, mas esta imagem realmente captura o local de observação como se ele próprio fosse um planeta. Para obter este efeito usou-se uma técnica fotográfica chamada projeção estereográfica, na qual uma imagem esférica — como uma panorâmica de 360º — é projetada num plano.

A missão do SPECULOOS é detectar planetas terrestres na vizinhança solar à medida que passam entre nós e sua pequena e fria estrela-mãe, o que dá origem a uma regular minúscula diminuição do brilho estelar. Os exoplanetas descobertos por esse chamado método de trânsito podem ser estudados com grande detalhe, incluindo a realização de medições precisas da sua massa e raio, e a análise das suas possíveis atmosferas e potencial para sustentar vida.

O sistema SPECULOOS, cujo nome é inspirado nas famosas bolachinhas de Natal tradicionais da Bélgica, Holanda e Alemanha, é composto por quatro telescópios, cada um com um espelho primário de um metro de diâmetro e câmaras que são altamente sensíveis no infravermelho próximo.

Como pano de fundo do “Planeta SPECULOOS”, temos os lasers do Very Large Telescope do ESO sendo usados ​​para criar estrelas artificiais na alta atmosfera, para medir e corrigir a turbulência. Se olharmos com atenção podemos ver uma destas estrelas como um ponto amarelo onde terminam os feixes de laser!

Crédito:

ESO/P. Horálek

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2144a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo