fbpx
21 de novembro de 2024

O Nascimento Caótico das Estrelas

Localizada a 1000 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Perseus, uma nebulosa de reflexão denominada NGC 1333 resume o belo caos de um denso grupo de estrelas sendo formadas.

A maior parte da luz visível das jovens estrelas nesta região é obscurecida pela densa e empoeirada nuvem na qual elas se formaram. Com o Telescópio Espacial Spitzer da NASA, os cientistas podem detectar a luz infravermelha desses objetos. Isso permite olhar através da poeira para obter um entendimento mais detalhado de como as estrelas como o nosso Sol, iniciam suas vidas.

As jovens estrelas na NGC 1333 não se formaram em único aglomerado, mas são divididas em dois subgrupos. Um grupo na porção norte próximo da nebulosa é mostrado em vermelho na imagem. O outro grupo ao sul, onde as feições são mostradas em amarelo e verde abundam na parte mais densa da nuvem de gás original. Com os poderosos olhos infravermelhos do Spitzer, os cientistas podem detectar e caracterizar os discos quentes e empoeirados de material que envolve as estrelas em formação. Olhando diferentes propriedades nesse disco entre os dois subgrupos identificados, eles esperam encontrar pistas da história da formação de estrelas e até planetas nesta região.

As complexas feições amarelo-esverdeadas localizadas na porção inferior da imagem são ondas de choque incandescentes onde jatos de material são emitidos a partir das estrelas extremamente novas e avançam no gás frio e denso das proximidades.  A quantidade de jatos com diferentes direções que aparecem nessa imagem são sem precedentes no estudo desses objetos. Isso leva os cientistas a acreditar que pelo movimento do gás frio, os jatos podem contribuir para uma eventual dispersão da nuvem de gás, impedindo a formação de mais estrelas na NGC 1333. Em contraste a isso, a região na porção superior da imagem é dominada pela luz infravermelha da poeira quente, mostrada em vermelho.

A nebulosa NGC 1333 resume o belo caos de um denso grupo de estrelas em formação. Crédito: NASA/JPL-Caltech/R. A. Gutermuth (Harvard-Smithsonian CfA)

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art17860/picture-of-the-day-chaotic-star-birth-.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo