O Nascer e o Pôr-do Sol Direto da ISS

Poucos tem a sorte de fazer uma viagem até o espaço e com certeza essa viagem deve mudar principalmente a percepção deles sobre o planeta em que vivemos. Diferente do início da era espacial, hoje toda vez que um astronauta sobe ao espaço, podemos aguardar belas imagens, pois ele consegue levar consigo um aparato de câmeras fotográficas e de vídeo capazes de produzir lindas imagens. A Estação Espacial Internacional completa uma volta na Terra a cada 92 minutos, isso faz com que os sortudos astronautas que lá estão possam presenciar entre 15 e 16 nascer e pôr-do-Sol por dia. Juntando isso ao aparato que eles carregam é possível produzir uma seqüência de imagens mostrando como é essa experiência desde a ISS. A Estação viaja a uma velocidade de 27000 km/h, e nesse vídeo aqui reproduzido é possível ver o sol nascer sobre a porção norte da Europa e se pôr no sudeste da Austrália, isso aconteceu no dia 12 de Abril de 2010. Pode-se ver que nesse período o Discovery estava acoplado a estação fazendo a missão STS-131. A animação continua à medida que a Estação voa sobre a Ucrânia, leste da Rússia, o Rio Volga e as Estepes Russas. É possível ver uma temepstade de poeira que entra no campo de visão sobre o Deserto de Taklimakan, depois toma conta da cena de maneira rápida um lago no platô tibetano e as geleiras do Himalaia.  A Estação continua a sua viagem passando pelo sul do Mar da China, a ilha de Bórneo, seguido pelo Oceano Índico. Depois a costa oeste da Austrália aparece e também todo o seu interior árido, à medida que o pôr-do-Sol se aproxima, as sombras das nuvens começam a ficar mais fortes. A noite então chega à medida que a Estação cruza a parte terminal acima do Pacífico Sul.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.