fbpx

O Nascer do Sol Em Mordor

Sunset in Mordor


observatory_1501054Não se deixe enganar pelo título desse post. A luz misteriosa e quase mítica que aparece emergindo dessas espessas nuvens é na verdade um sinal da formação de estrelas. Aqui, uma estrela muito jovem está nascendo nas entranhas da nuvem escura LDN 43 – uma massiva bolha de gás, poeira e gelo aglutinada a 520 anos-luz de distância da Terra na constelação de Ophiuchus.

As estrelas nascem do gás e da poeira cósmica, que flutua livremente no espaço até que a gravidade força elas a se aglomerarem. A estrela recém-nascida escondida nessa imagem, revelada somente pela luz refletida nas plumas da nuvem escura, é denominada de RNO 91. Isso é o que os astrônomos chamam de uma estrela pré-sequência principal, significando que ela ainda não começou a queimar hidrogênio em seu núcleo.

A energia que permite a RNO 91 a brilhar vem da contração gravitacional. A estrela está sendo comprimida pelo seu próprio peso até que em algum ponto, uma massa crítica será alcançada, e o hidrogênio, seu principal componente, começará a se fundir, lançando grandes quantidades de energia no processo. Isso marcará o começo da idade adulta da estrela. Mas, mesmo antes disso acontecer, na fase da adolescência a estrela é brilhante o suficiente para brilhar e gerar poderosos ventos estelares, emitindo intensos raios-X e ondas de rádio nesse processo.

A RNO 91 é uma estrela variável que tem aproximadamente metade da massa do Sol. Os astrônomos têm sido capazes de observar a existência de um disco empoeirado e congelado ao seu redor, se esticando por mais de 1700 vezes a distância da Terra ao Sol. Acredita-se que esse disco possa conter protoplanetas – planetas no processo de formação – e que eventualmente possam se desenvolver em um sistema planetário completo.

Essa imagem é baseada nos dados obtidos pelo Telescópio Espacial Hubble das agências NASA/ESA. Uma versão dessa imagem entrou na competição de processamento de imagens conhecida como Hubble’s Hidden Treasures pela competidora Judy Schmidt.


Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1331a/

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo