A imagem anotada acima é um modelo digital de terreno, ou DTM, e mostra o anel Oeste da Cratera Endeavour em Marte, com a sobreposição de uma imagem em perspectiva com direção ao norte feita pela câmera HiRISE e os dados composicionais obtidos pelo Compact Reconnaissance Imaging Spectrometer for Mars, ou CRISM. Essa é a área que o rover Opportunity tem investigado desde 2011.
Essa imagem tem sido usada no planejamento dos movimentos e na continuidade da missão do Opportunity. Como indicado na imagem acima, os dados orbitais identificaram áreas onde os minerais argilosos (em vermelho), os sulfatos (em verde) e os vulcânicos (em azul) poderiam estar presentes. Os minerais argilosos e os sulfatos são indicativos de um passado úmido do planeta Marte já que eles se formam na presença de uma quantidade significante de umidade.
O rover Opportunity está atualmente ao redor da região conhecida como Cape York, e se move para o sul na tentativa de descobrir mais sobre a geologia da Cratera Endeavour.
Fonte:
http://www.marstravel.org/2013/06/western-rim-of-endeavour-crater-digital.html