O Misterioso Terreno da Cratera Gassendi

Os canais observados no interior da cratera Gassendi não são igualmente proeminentes. Aqueles localizados na parte direita da imagem acima são mais profundos, com a borda mais bem definida, mais largos e mais lineares do que os canais localizados ao longo da parte inferior e a esquerda. Somente um canal na parte superior esquerda parece bem definido. Os canais na parte direita cortam o material que apresenta textura suave e tonalidade clara. Se esse material é vulcânico ele não tem a mesma riqueza em ferro das lavas observadas nos mares escuros. O terreno na parte esquerda é mais rugoso e uma larga faixa de material montanhoso cruza a região na parte superior e esquerda, e um anel de colinas localiza-se ao longo da parte inferior direita. Será que são as diferenças no terreno que geram as diferenças nos canais? Por exemplo, é possível que o terreno suave seja mais forte assim quando um canal se forma ele é bem definido pois suas bordas não colapsam. Ou será que o lado direito dos canais é mais bem definido só pelo fato deles serem mais novos. Que evidências poderíamos ver para tentar explicar essas diferenças?

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/September+22%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.