O MISTERIOSO OBJETO DE HOAG | SPACE TODAY TV EP2041

OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:

https://open.spotify.com/show/5wbMV0BVAYW07V7UFOeGF1

https://soundcloud.com/user-956768544/horizonte-de-eventos-episodio-6-vikram-e-encontrado-na-lua

————————————————————————————————————

SPACE TODAY STORE:

https://spacetodaystore.com

————————————————————————————————————

ENTRE NO CANAL DO SPACE TODAY NO TELEGRAM:

https://t.me/canalspacetoday

————————————————————————————————————

Existem muitos objetos estranhos e misteriosos no universo, mas talvez nenhum se compare a esse que vou mostrar para vocês hoje.

Se fosse um dia estiver no hemisfério norte e com um telescópio, aponte ele para a constelação da Serpente e você encontrará ali um objeto que parece ser uma galáxia dentro de outra galáxia.

Esse objeto foi descoberto pelo astrônomo Arthur Hoag na década de 1950 e por isso ganhou o singelo nome de Objeto de Hoag.

O objeto é um tipo de objeto muito raro no universo conhecido.

É uma galáxia em forma de anel, medindo, aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro, mais ou menos do tamanho da Via Láctea, e localizada a cerca de 600 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Recentemente, o telescópio espacial Hubble, fez uma imagem do objeto e pôde-se notar um brilhante anel composto por bilhões de estrelas azuis formando um círculo perfeito ao redor de uma esfera muito menor e muito mais densa formado por estrelas avermelhadas.

Se tudo isso já não fosse estranho o suficiente, no espaço entre o anel e as estrelas avermelhadas, pode-se observar outra galáxia, muito, mas muito mais distante, mas que aparece claramente na imagem.

A grande questão é, o que está acontecendo com esse objeto?

Os astrônomos não sabem ao certo, para vocês terem uma ideia, as galáxias de anel, são menos de 0.1% das galáxias conhecidas e não são fáceis de serem estudadas.

Uma das primeiras ideias era que o Objeto de Hoag seja uma ilusão de óptica causada pelo efeito de lente gravitacional, porém, com o desenvolvimento de melhores instrumentos, essa ideia foi desaprovada.

Outra hipótese é que o Objeto de Hoag no passado foi um objeto comum, mas uma colisão com uma galáxia vizinha abriu um buraco na galáxia.

Essa colisão deve ter acontecido a uns 3 bilhões de anos atrás, mas os astrônomos ainda não encontraram nenhuma evidência observacional dessa colisão.

Os astrônomos então realmente não sabem como esse objeto se formou.

Para piorar, existem muito poucos exemplos desse tipo de galáxia, e nenhum na verdade mostra essa simetria perfeita observada no Objeto de Hoag.

Segue então o mistério, como o Objeto de Hoag se formou.

Fonte:

https://www.space.com/hoags-object-perfect-ring-mystery.html?utm_source=notification

#HoagObject #Galaxies #SpaceToday

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.