Essa mistura que parece uma espuma, observada na imagem acima é o objeto conhecido como Messier 5 – um aglomerado globular que consiste de centenas de milhares de estrelas que permanecem unidas graças à gravidade coletiva.
Mas o Messier 5, não é um aglomerado globular normal. Com 13 bilhões de anos de vida, ele é extremamente velho, com uma idade próxima à idade do próprio universo, que é de cerca de 13.8 bilhões de anos. Ele também é um dos maiores aglomerados conhecido, e está localizado a somente 24500 anos-luz de distância da Terra. Com essas informações não é de se surpreender porque o Messier 5 é um alvo popular para os astrônomos que estão treinando fazer observações com seus telescópios.
O Messier 5 também representa um quebra-cabeça para os astrônomos. As estrelas nos aglomerados globulares envelhecem juntas. Assim sendo, o Messier 5, deveria agora, ser constituído por estrelas vermelhas, gigantes, velhas e de pouca massa. Mas ele na verdade está repleto de estrelas jovens e azuis conhecidas como Blue Stragglers. Essas estrelas incongruentes ganham vida quando estrelas colidem, ou quando uma estrela arranca material de outra.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1416a/