fbpx

O Mistério de 50 Anos dos Eventos de Aristarchus na Lua

LPOD-Oct29-13


observatory_150105O dia de hoje, 29 de Outubro de 2013, marca o 50º aniversário da observação feita por Greenacre-Barr das manchas avermelhadas no Platô de Aristarchus na Lua através do telescópio refrator Clark de 24 polegadas do Observatório Lowell. O dia 27 de Novembro marca o aniversário da segunda observação de um TLP feita no Observatório Lowell. A mais de 50 anos, a atenção tem se voltado quase que exclusivamente na observação de 25 minutos realizada na primeira noite, a veracidade dela é desafiada com base na altitude da Lua entre 25 e 29 graus, as péssimas condições de observação, as aberrações ópticas do Clark. Contudo, as condições observacionais do dia 27 de Novembro eram mais favoráveis durante os 75 minutos que durou. À medida que a Lua nascia nenhuma anomalia colorida era vista nela até que a Lua atingisse no mínimo 25 graus acima do horizonte e vários efeitos coloridos permaneceram na Lua até que ela atingisse uma altura muito maior de 39 graus. Esses TLPs foram observados sob condições que tornaram-se excelentes por Jim Greenacre, Fred Dungan, Ed Barr e o diretor do Observatório Lowell, John Hall.

Fig__6_Oct__red


Existia uma idiossincrasia de atraso na aparência da anomalia R4a que somente começou a se formar e aumentar de brilho 15 minutos depois da aparição da R4. A falta de anomalias coloridas em qualquer outro lugar é notável apesar de ser necessário checar esses eventos e considerar as aberrações ópticas cromáticas. As duas noites com uma duração limitada de eventos coloridos tornou-se frustrante a ponto de se cogitar aplicar a hipótese ópticas/atmosférica. Como John Hall notou “A contenção feita aqui é que essa coloração no não é produzida pela óptica do telescópio ou pela atmosfera da Terra”. Se em ambas as noites o TLP colorido foi produzido pela Terra, deveria ser possível duplicar as observações com imagens digitais sob repetidas condições de iluminação e assim resolver esse mistério de 50 anos. Desafiamos os leitores aqui a tentar solucionar esse impressionante mistério da Lua.


Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/October+29%2C+2013

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo