fbpx

O Mais Novo Auto-Retrato do Curiosity – Agora Em Alta Resolução

Se por acaso você achou o último autor-retrato feito pelo rover Curiosity de si mesmo algo pequeno, se prepare. Aqui nesse post você pode encontrar o monstruoso auto-retrato feito pelo Curiosity. Esse novo retrato é na verdade um mosaico constituído de 55 imagens feitas pelo instrumento Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI, e que mostra o rover no seu ponto de estudo no interior da cratera Gale, chamado de Rocknest, com a base da montanha da Cratera Gale com 5 km de altura. Aeolis Mons, ou Monte sharp nasce em segundo plano na imagem. As imagens foram feitas no Sol 84 (31 de Outubro de 2012) e foram enviadas para a Terra no dia 2 de Novembro de 2012. Em primeiro plano pode-se ver as quatro marcas de escavação feitas pelo rover no solo marciano. Do mesmo que no outro auto-retrato o braço robótico do rover se moveu para fazer cada uma das 55 imagens, de modo que o braço não aparece na imagem, ou seja, como se fosse um fotógrafo fazendo uma imagem de si mesmo, com a câmera localizada no braço esticado.

Mas não é só isso. A NASA diz que esses auto-retratos são importantes para que se possa documentar o estado do rover e permitir que os engenheiros rastreiem as mudanças com o passar do tempo, como a acumulação de poeira e o estado das rodas. Devido a localização no final do braço robótico, somente o MAHLI, entre as 17 câmeras existentes no rover é capaz de fazer imagens desse tipo do rover.

Nas imagens como essa pode-se observar um problema de projeção, onde a roda mais próxima parece ser maior e distorcida. Isso acontece devido ao ângulo em que a câmera se encontra, e versões corrigidas já estão se espalhando pela internet. Devido a superfícies refletoras no rover ele também pôde fazer outras imagens interessantes publicadas nesse post.

Uma última coisa interessante sobre essas imagens é que como se tem praticamente dois conjuntos de imagens obtidos com ângulos levemente distintos é possível construir uma visão tridimensional desse auto-retrato como a mostrada abaixo.

Fonte:

http://www.universetoday.com/98302/the-curiosity-rovers-ultimate-self-portrait/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo