Maior Motor de Combustível Sólido Já Construído Se Prepara Para o Primeiro Teste Estático

Essa semana, o maior motor de foguete de combustível sólido já construído em uma única peça será testado no Espaçoporto da Europa na Guiana Francesa, pela primeira vez.

Esse importante marco valida o booster para ser usado no foguete Vega-C em 2019 e no Ariane 6 em 2020.

Totalmente carregado com combustível sólido, o motor de foguete P120C comum para os futuros lançadores europeus, o Vega-C e o Ariane 6, será colocado na vertical na estante de teste e ligado. Os sensores irão captar cerca de 600 medidas durante o teste.

O P120C tem 13.5 metros de comprimento e 3.4 metros de diâmetro, tem 142 toneladas de propelente sólido e fornece um empuxo máximo de 4615 kN no vácuo, durante um tempo de queima de 135 segundos.

O desenho foi feito com base nas lições aprendidas com o motor do primeiro estágio do foguete Vega, o P80. O P120C irá substituir o P80 como o motor do primeiro estágio do Vega-C. Dois ou quatro P120Cs serão colocados como boosters laterais no Ariane 6 no momento do lançamento.

Todos os principais componentes do motor como a tubeira, o ignitor, o propelente sólido e o isolamento do motor já foram testados separadamente. Esse teste estático irá provar as tecnologias, os materiais, as técnicas de produção em combinação e irá validar o comportamento do motor montado de forma inteira.

A estante de teste com as ferramentas e os equipamentos que serão usados para segurar o P120C para o teste foram modificados ou desenvolvidos para acomodar o motor gigantesco.

Recentemente um modelo em escala completa do P120C preenchido com propelente inerte permitiu que os engenheiros pudessem verificar as ferramentas, checar as conexões e aperfeiçoar os procedimentos.

As informações adquiridas durante o teste estático permitirão que os engenheiros comparem esses valores com os modelos numéricos do motor para poderem então validarem o design do P120C e aprovar o motor.

Isso irá guiar o design do motor de qualificação do P120C que irá passar por um teste estático no final de 2018.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-07-largest-ever-solid-rocket-motor-poised.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.