Oito dias antes do modulo Philae da sonda Rosetta pousar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, um nome foi escolhido para o já famoso Local J, onde acontecerá o pouso, ele agora pode ser chamado de Agilkia.
O local de pouso, anteriormente conhecido como Local J, tem o nome de Agilkia agora em homenagem a uma ilha do Rio Nilo na parte sul do Egito. Um complexo de antigas construções egípcias, incluindo o famoso templo de Isis, foi movido para Agilkia, da ilha de Philae, quando a última foi inundada durante a construção das barragens de Aswan no século 20.
O nome foi escolhido por um júri composto de membros do Comitê Gestor do Módulo de Pouso Philae, como parte de uma competição pública que aconteceu entre os dia 16 e 22 de Outubro e foi comandada pela ESA e pelas agências espaciais da Alemanha, França e Itália.
Agilkia foi um dos nomes mais populares que foram enviados – ele foi proposto por mais de 150 participantes. O comitê selecionou Alexandre Brouste da França como vencedor do concurso. Como prêmio, Broute será convidado para o Centro de Controle de Operações Espaciais da ESA em Darmstadt na Alemanha para acompanhar ao vivo o pouso do módulo.
Embora talvez não seja tão complicado como navegar a sonda Rosetta e o módulo Philae na direção do cometa, a tarefa de escolher o nome e o vencedor também não foi muito simples. Mais de 8000 participantes de 135 países participaram da competição em uma semana, mostrando uma grande criatividade e uma grande diversidade cultural.
Fonte:
http://blogs.esa.int/rosetta/2014/11/04/hello-agilkia/