O diamante verde mostrado na imagem acima mostra aproximadamente onde o robô Curiosity da NASA pousou em solo marciano, uma região aproximadamente a 2 quilômetros a nordeste do seu alvo localizado no centro da região estimada de pouso, representada pela elipse azul. A localização do diamante é baseada em dados de navegação na Terra, obtidos antes da entrada do Curiosity na atmosfera de Marte, bem como por dados feitos pelo sistema de instrumentos de navegação do robô durante a descida.
Essa outra imagem acima é uma versão de uma das primeiras imagens feitas pela Câmera Hazard-Avoidance traseira do robô Curiosity, que pousou em Marte nessa segunda-feira, dia 6 de Agosto de 2012 às 2:32 da manhã, hora de Brasília. A imagem foi feita com uma lente tipo olho de peixe de grande angular, mas foi linearizada de modo que o horizonte apareça plano ao invés de curvo. A imagem também foi cortada.
Parte do anel da cratera Gale, que é uma feição do tamanho de Connecticut e de Rhode Islanda combinados, se estica da parte central superior até a parte superior direita da imagem. Uma das rodas do veículo robô pode ser vista na imagem na parte inferior direita.
Como planejado, as imagens iniciais envidas pelo veículo robô Curiosity são de baixa resolução.
Fontes:
http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4243
http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4251
Comente!